quinta-feira, 4 de abril de 2013

Saturnino e seus Canais

Canal 1 - Avenida Pinheiro Machado em1905
Um dos maiores expoentes da engenharia brasileira se chama Francisco Rodrigues Saturnino de Brito, notável sanitarista fluminense que literalmente conseguiu desafogar a cidade de Santos, seja de doenças relacionadas a falta de saneamento básico a enchentes em potencial. Os canais projetados por Saturnino tiveram suas obras iniciadas no começo do século XX, época qual vários enfermos, dentre eles varíola e peste bubônica assolavam não só a população santista, mas sim todo seu entorno.

Tendo em vista todas as doenças causadas por toda essa insalubridade, o primeiro canal veio em boa hora e vieram os demais conforme o tempo passou. Antigamente autoridades locais e de esfera nacional faziam pequenos passeios em barcos instalados nos canais, assim fazendo com que a cidade Santo
s tivesse um aspecto de “Veneza Caiçara”. Porém conforme o tempo foi avançando, a população foi perdendo os bons costumes e começou a ter o péssimo hábito de utilizar os canais como se fossem grandes lixões a céu aberto. É possível achar desde um cachorro morto até um sofá dentro dos canais.

Canal 1 - Avenida Rangel Pestana em 1907
Santos é uma cidade que fica por volta de 2 metros acima do nível do mar em um terreno irregular, sendo que o solo da cidade é o segundo pior do mundo ficando atrás apenas da Cidade do México, onde ocorreu um terremoto devastador em Setembro de 1985 que teve seu potencial aumentado devido ao solo instável que a cidade possui. Se alguma espécie de tremor de terra atingir a cidade de Santos com a mesma intensidade que ocorrera no México, a população local irá sofrer sérias consequências.

Essas obras ganharam tamanha notoriedade e importância que grande parte dos santistas não se localiza através da nomenclatura dos bairros e sim pela ordem numérica dos canais. Os canais que Saturnino de Brito construiu estão aí para servir a todos os santistas e seus visitantes, o legado que o engenheiro deixou é imensurável diante de tantos benefícios que essa grande obra nos proporciona.